Reference Tracks Parte 3


Fala galera, tudo na paz!?

Continuando a lista de músicas presentes no meu disco de referência de mixagem, trago agora as últimas cinco…

Pop, Sertanejo e Afins

Para músicas mais puxadas para o pop, que utilizam violões, costumo usar duas faixas como referência: So Much To Say (Dave Matthews) de 1996 e o excelente country Nobody Ever Told You (Carrie Underwood) de 2012. Se você quer ouvir poderosos sons de violão de aço não deixe de ouvir Dave Matthews Band! É incrível. Na faixa que escolhi para meu disco, além dos violões temos fantásticos sons de bateria e metais. A voz também é muito bem colocada e os efeitos são de muito bom gosto. Já na música da Carrie, temos um equilíbrio geral invejável. Todos os sons são bonitos! Da voz ao bandolim, tudo está em perfeita harmonia e com excelentes timbres, é minha faixa de verificação de equilíbrio geral nos processos de finalização das mixagens.

Rock Moderno

Para as mixagens de rock moderno utilizo de 3 faixas, as quais perpassam por dois dos melhores mixadores de rock da história! A faixa Killing in the Name (1992) do Rage Against the Machine, foi mixada por Andy Wallace, mestre das mixagens rock n roll. Pesquise esse nome, com certeza você já ouviu algum trabalho dele! Esta faixa para mim é a mainstream do rock. É cru, é pesado, é definido, tem pegada, tem dinâmica, não temos excesso de compressão, tudo pode ser ouvido. Se você busca referências para mixar rock ouça Rage Against. Mesmo que sua mix não siga exatamente o mesmo caminho musical, vale uma comparada, nem que seja só para situar a direção que sua mixagem está tomando. Repare que o bumbo é mais médio que a maioria dos discos atuais, as guitarras não tem graves, mas soam definidas e pesadas, pois combinam perfeitamente com o baixo que tem peso e definição no ponto!

A faixa I Miss The Misery (2012) da banda Halestorm traz o trabalho do excelente engenheiro de mixagem Chris Lord-Alge. Este não é o trabalho mais famoso dele, pois atualmente é o engenheiro mais badalado do mundo rock e pop. Pesquise e você verá que a lista de sucessos é muito extensa, mas só pra citar alguns nomes, temos no currículo dele: Green Day, Muse, Nickelback, Slipknot, 3 Door Down, Roxette, Three Days Grace, Bruce Sprigsteen, P!nk, Avril Lavigne, Simple Pan, Paramore, Sum 41, Jonas Brothers, U2... E a lista se estende a cada dia!

Escolhi essa faixa e esta banda principalmente pelo vocal feminino, pois no meu canal no YouTube trabalho muito com essa sonoridade. Apesar da voz de Lzzy Hale ser muito particular, esteticamente esta faixa me ajuda muito a situar o plano de voz em um instrumental muito denso. Essa música possui um som super pesado e firme e ao meu ver acaba também sofrendo dos males atuais de compressão exacerbada, mas ainda está dentro do que eu considero bom de ouvir! Discos mais atuais da banda já ultrapassaram, pro meu gosto pessoal, esse limite.

Disturbed é a banda que fecha meu CD. Detentores de excelentes sons de metal moderno, eles sempre fazem discos que levam os timbres ao extremo. Fiquei bem tentado em usar uma faixa do disco Sickness, mixado também por Andy Wallace, mas acabei optando pela música Indestructible do álbum de mesmo nome, lançado em 2008. Esta é uma faixa realmente incrível, trabalho de Neal Avron que tem Linkin Park, Fall Out Boy, Serj Tankian, Weezer no seu cast de artistas.

É um metal muito denso, compacto e pesado. Naturalmente temos muita compressão, mas as coisas ainda parecem funcionar bem. Gosto muito dos sons de tambores e do destaque que conseguem dar a voz mesmo com as guitarras fortemente presentes. Claro que cada vocal tem uma característica, mas essa é uma boa referência para boa colocação de vocais com driver. As guitarras tem um timbre melhor que alguns outros álbuns do Disturbed. Aqui elas soam um pouco mais nas médias altas; isso traz uma clareza invejável e não criam aquela "lama" que as vezes surge em guitarras muito distorcidas.

Bom, tudo explicadinho, segue a lista organizada por data de lançamento, do meu disco de referência:

Lista completa (Ouça no Spotify):

1992 - Be Quick Or Be Dead - Iron Maiden

1992 - Killing in the Name - Rage Against The Machine

1996 - Army of Me - Björk

1996 - So Much to Say - Dave Matthews

2000 - Ghost of the Navigator - Iron Maiden

2003 - Honor Thy Father - Dream Theater

2007 - In The Presence Of Enemies - Part II - Dream Theater

2008 - Indestructible - Disturbed

2012 - I Miss The Misery - Halestorm

2012 - Nobody Ever Told You - Carrie Underwood

2013 - Flight - Tristam_Braken

2016 - Mountain Climbing - Joe Bonamassa

2016 - Move Your Body - Sia


É isso, até a próxima... Abraço e Paz!

Comentários