Convenhamos leitor, sabemos que não é uma prática comum aqui no BR comprar software, mas se você ganha dinheiro e procura ser um profissional da área, vale a pena investir... Sei que é caro e geralmente é a ultima coisa que se quer gastar o dinheiro destinado a um microfone ou um monitor, mas vá por mim, é um investimento tão importante quanto! Estamos todos cientes dos motivos conscienciais que torna correto pagar por aquilo que se usa, mas para mim, sendo sincero, dois pontos foram cruciais para uma mudança de postura: livrar meu ambiente de trabalho de vírus e incompatibilidades; incentivar o desenvolvimento dos softwares que gosto. Isso te ajuda a valorizar o que se tem, consequentemente acaba usando melhor suas ferramentas, sem contar o fato de receber suporte e atualizações.
No caso específico desse post, como ainda não tinha grana pra investir em um bom editor de vídeo e estava começando um canal no Youtube, busquei na internet um software livre para minhas edições. Como já utilizo a plataforma linux a um tempo, foi natural chegar ao Kdenlive (que também tem versões para Windows e MacOS).
Depois de analisar bastante e comparar com outros editores gratuitos, mesmo dentro do mundo linux, o Kdenlive foi o que melhor se encaixou às minhas necessidades. Sua forma de trabalho é simples e não oferece grande curva de aprendizado, principalmente para os acostumados com outras plataforma de edição de vídeo. Dentro dos diversos benefícios, funções, efeitos e possibilidades do programa não houve mais duvida, era o meu editor, porém algo me incomodava... A cor da interface! Pode parecer besteira, mas isso faz uma grande diferença, principalmente quando se utiliza o software por um tempo muito logo, o cansaço visual é inevitável.
No Ubuntu (distribuição linux que estou utilizando para editar vídeos) a interface do Kdenlive é muito clara conforme a imagem abaixo:

Depois de procurar na internet por algumas horas descobri que realmente não tem nativamente outro "skin" ou "theme" do kdenlive para o Ubuntu. Encontrei uma solução no site Diolinux, mas é preciso mudar o tema de todo o SO. Apesar disso não ser lá um grande problema, continuei mais um pouco as minhas pesquisas em prol de uma solução que afetasse somente o software em questão.
Por fim, encontrei um fórum onde os usuários fizeram alguns temas legais, porém como a maioria deles não me agradaram muito, resolvi fazer um skin eu mesmo!
Já trabalhei algum temo como designer gráfico, mas não sou muito familiarizado com linguagem e formato nativa do Kdenlive, mas deu pra improvisar e acabei gostando do resultado, apesar de não ser tão legal quanto o tema dark original do Kdenlive para windows e KDE, achei que servia bem ao propósito de descansar mais os olhos:
Tentei manter uma coerência com o sistema Ubuntu que utiliza a cor laranja como destaque. Ficou melhor que eu esperava :)
Sendo assim resolvi compartilhar com você leitor, caso queira experimentar o Kdenlive! O tema pode ser baixado neste LINK. Ele vai também com as instruções de como inserir o tema.
Abraços e Paz!

Tentei manter uma coerência com o sistema Ubuntu que utiliza a cor laranja como destaque. Ficou melhor que eu esperava :)
Sendo assim resolvi compartilhar com você leitor, caso queira experimentar o Kdenlive! O tema pode ser baixado neste LINK. Ele vai também com as instruções de como inserir o tema.
Abraços e Paz!
Comentários
Postar um comentário